Harmonia

Harmonia no YouTube


Harmonia 39 – Acorde Napolitano


Harmonia 38


Harmonia 37 – Diminuto ou meio diminuto?


Harmonia 36 – Acordes relativos


Harmonia 35 – Exemplos de empréstimo modal


Harmonia 34 – Empréstimo modal


Harmonia 33 – Semelhanças entre dominantes e sensíveis


Harmonia 32 – Exemplos de dominantes secundárias


Harmonia 31 – Dominantes secundárias


Harmonia 30 – Escala cromática


Harmonia 29 – Campo harmônico menor – Progressões


Harmonia 28 – Campo harmônico menor – Exemplos 2


Harmonia 27 – Campo Harmônico Menor – Exemplos


Harmonia 26 – Campo Harmônico Menor


Harmonia 25 – Alterações – Análise harmônica


Harmonia 24 – Solfejo com alterações – Parte 2


Harmonia 23 – Solfejo com alterações


Harmonia 22 – Alterações


Harmonia 21 – Maior, Menor, Diminuto e Aumentado (exemplos)


Harmonia 20 – Maior, Menor, Diminuto e aumentado (estrutura)


Harmonia 19 – Cifrando uma partitura


Harmonia 18 – Acordes maiores com sétimas maiores e menores


Harmonia 17 – Analisando as Tétrades


Harmonia 16 – Tétrades


Harmonia 15 – Tonalidades relativas


Harmonia 14 – Suspensão


Harmonia 13 – Bordadura


Harmonia 12 – Notas de passagem


Harmonia 11 – Análise harmônica


Harmonia 10 – Inversões de tríades


Harmonia 09 – Relação Dominante – Tônica


Harmonia 08 – Analisando Mozart


Harmonia 07 – Progressão I IV V I


Harmonia 06 – Software Campo Harmônico Maior


Harmonia 05 – Nomenclatura


Harmonia 04 – Campo Harmônico Maior


Harmonia 03 – Acordes Maiores e menores


Harmonia 02 – Maior, menor e diminuto


Harmonia 01 – Tríades

287 comentários

  1. Natanael Palma – Gostei muito do seu trabalho, projeto do ensino e formação de músicos.

  2. Boa noite Carlinhos moro no estado do amapá aqui é bem difícil aulas de música quero parabenizar VC pelo trabalho.

  3. Olá parabéns pelo excelente trabalho Deus o abençoe a cada dia

    Você poderia falar sobre os acordes clust
    Desde já agradeço

    Abraço

  4. muito obrigada pelos tutoriais 🙂 estou fazendo o vestibular e você tem me ajudado muito ❤

  5. Carlinhos, adoro suas aulas. Sem querer abusar, mas já abusando, vc não faz tutoriais de análise Schenkeriano?

  6. carlinhos meu querido,, seu material alem de nos ajudar muito e muito organizado, e o fato dessa organizaçao ,de nao pular nada nenhum assunto ajuda muito cara ,,pq e um passo a passo incrivel. parabens.

  7. Eu faço voz e violão e queto ficar bia pra tocar em banda de música. .queto fazer inscrição. .como eu faço ?

  8. Boa noite queto estudar musica pela faetc …eu ja tenho conhecimento. ..como devo fazer para conseguir uma vaga e qual a escola da faetc mais proxima pra mim.eu moro proximo a santa cruz rio de janeiro. Obrigado.

  9. Quero parabenizar pelo excelente trabalho. Posso dizer que as suas aulas, simplesmente, estão me incentivando a buscar conhecer mais sobre a música. Obrigado!!!

  10. Olá carlinhos,eu sou musico flautista,saxofonista e clarinetista e gostaria de fazer vestibular para música gostaria de saber se estudasse todos os vídeos se ja teria uma base para fazer o vestibular

  11. Olá me chamo gedielson tenho 38anos gostaria muito de aprender toca o trombone de vara sempre fui encantado por este instrumento.

  12. salve carlinhos tudo em paz,obrigado pela sua generosidade,nunca pare de ouvir nem de nos ajudar.preciso da sua ajuda tenho 44 anos,toco violão básico,aprendi nas revistinhas de cifras…gosto de cantar porisso aprendi um pouco de violão.atualmente estou meio desanimado com o violão pela dificuldade de evoluir…comecei a pegar o teclado e achei a parte da didática bem mais fácil,ver todas notas ali,parece bem mais fácil de aprender…preciso decidir se persisto no violão ou começo a estudar o teclado gosto dos dois.com a sua experiência o teclado é mais fácil?obrigado fique em paz.

  13. Olá Carlinhos, estou sentindo falta da explicação das 6as aumentadas, creio que seria sua próxima aula depois do acorde napolitano, certo? Estou relembrando um pouco de Análise para fazer meu tcc e seu tutorial é muito bom! Só que o que mais tem na minha análise é acorde de 6aum e não me lembro muito bem. Obrigado, grande abraço!

  14. Oi Carlinhos comecei a estudar Campo harmônico contigo, mais não estou conseguindi assistir o vídeo 7 , está aparecendo a menssagem nao disponível.

  15. Olá mestre gostaria de saber se vc vai postar a continuação de contra ponto ou termina nesse tutorial e outra é que gostaria que vc falasse algo sobre MOTIVO o que vem a ser isso, abraço e muito obrigado

  16. Olá meu nome é Alby, primeiro quero lhe agradecer imensamente pela sua boa vontade e dedicação em fazer o melhor e sem custo para nós que na maior parte das vezes não temos condições de arcar com alas de tão alto nível, Deus continue lhe abençoando. Minha duvida é sobre uma assunto que tem por título afinidade tonal, vc poderia fazer um vídeo sobre esse assunto? obrigado.

  17. obrigado, prezado mestre carlos veiga seus videos tem me ajudado bastante agradeco muito a Deus por sua vida. so ele pra retribuir o seu empenho em ajudarnos.

  18. olá, se alguém poder me ajudar, queria saber sobre intervalos, os intervalos so são contados dentro do mesmo compasso ou pode ser de uma nota que está em compasso para outra que está no outro compasso

  19. olá, se alguém poder me ajudar, queria saber sobre intervalos, os intervalos so são contados dentro do mesmo compasso ou pode ser de uma nota que está em compasso para ultra que está no outro compasso

  20. Olá Carlinhos. Parabéns pela iniciativa. Será que é possível você fazer um tutorial sobre harmonia explicando as tríades, tétrades, intervalos exclusivo para violão, explicando no próprio braço do instrumento? Um abraço. Tenho aprendido muito com suas aulas.

  21. Não consigo acompanhar o tempo da música, ainda mais se alguém estiver me observando. Isso tem jeito? Se eu fizer aula de canto resolve?

  22. Bom dia!, Carlos Veiga!
    Em primeiro lugar quero lhe parabenlizar por suas excelentes aulas e sua dedicação. Eu saxofonistas a 5 anos. Auto didata, apesar de conhecer teoria as suas aulas me ajudam muito. Como saxofonista queria ver uma aula sua específica ou dica sobre – como tirar melodia da musica, algo bem prático, pra lhe dizer a verdade acho que este assunto é pouco abordado. Obrigado

  23. Agradeço ao seu emprenho nas explicações, tenho aprendido bastante! Se possível, gostaria de saber mais sobre harmonia no período barroco. Obrigada.

  24. ola
    carlinhos, gostaria de saber por gentileza como deveria fazer para acompanhar as musicas sem pedir a ajuda de outro professor. saber o tempo…a voice…e o stilo~, pois estou aprendendo teclado a pouco tempo. e gostaria de sua ajuda..obrigado.!!!!!

    1. Olá, Laudicea!!!
      O ideal é você ir conseguindo sua autonomia mas isso leva tempo e precisa dedicação.
      Comece com músicas que você gosta e isso vai te estimular.
      Tem bastante vídeo no Youtube ensinando muita coisa.
      Aproveita!!
      Abração

  25. olá carlinhos,obrigado pela oportunidade de ter acesso aos seus conhecimentos,são pessoas com essas ações que iram tornar esse mundo melhor.parabéns.

    josé luiz.

  26. Prezado Carlos primeiramente parabéns pelas aulas muito muito boa,gostaria de tirar uma duvida pois estou querendo criar um coral o que devo fazer,quero criar o coral a trés vozes.

    1. Oi, Fernando, conhecer os naipes é importantíssimo para fazer a classificação das vozes. Conseguir ou fazer bons arranjos. Para isso é importante conhecer o perfil do grupo: se é uma turma mais jovem, ou se é de idosos, se são apenas vozes masculinas ou femininas, enfim. Conhecer o gestual do maestro para se comunicar com o grupo. Ter uma boa percepção musical (leitura e solfejo) para ensinar as pessoas. Enfim… Dá trabalho mas é bacana!!
      Abração

  27. Olá Carlos estou iniciando agora os estudos e tenho uma dúvida. É necessário saber ler partituras para fazer seu curso?

      1. Muito obrigado Carlos, seu curso era realmente o que eu estava procurando, excelente didática. Abraço.

  28. Carlos Veiga, venho acompanhando suas videos aulas, são muitos boas, estou tendo duvidas em compreender o motivo de usar determinados acordes em certas situações, procurei uma musica do Grupo Revelação, a música esta no tom de D, escala de D | Em |F#m | G | A7 | Bm |C#°|

    esse é o trecho da musica, me ajuda na seguinte situação, não entendi o motivo de usar o F#7, e o Am, é uma forma de expressão?!

    D7 G7+ F#7 Bm
    Deixa acontecer naturalmente
    D7 G7+ F#7 Bm Bbm Am
    Eu não quero ver você chorar
    Am D7 G7+ F#7 Bm
    Deixa que o amor encontre a gente
    D7 C#m5b/7 F#7 Bm
    Nosso caso vai eternizar
    A7 Bm D7 G7+ F#7 Bm
    Deixa acontecer naturalmente
    D7 G7+ F#7 Bm Bbm Am
    Eu não quero ver você chorar
    Am D7 G7+ F#7 Bm
    Deixa que o amor encontre a gente
    D7 C#m5b/7 F#7 Bm
    Nosso caso vai eternizar

    essa é a forma que estava transpondo para as nomenclatura da escala:

    I7 IV7+ IIIm VI
    Deixa acontecer naturalmente
    I7 IV7+ III7 vi
    Eu não quero ver você chorar
    Am I7 IV7+ iii vi
    Deixa que o amor encontre a gente
    I vii° iii vi
    Nosso caso vai eternizar
    V vi I IV iii vi
    Deixa acontecer naturalmente
    I IV iii vi Bbm V
    Eu não quero ver você chorar
    Am I7 IV7+ iii vi
    Deixa que o amor encontre a gente
    I7 vii° iii vi
    Nosso caso vai eternizar

    Compreendi que o Bm ate o Am é pra fazer uma sequencia de descida porem nao entendi o motivo do Am sendo que na escala é A7…

    Obrigado espero seu retorno.

    1. Bacana, Guilherme!!!
      Acontece que os graus maiores e menores possuem dominantes, acordes que preparam a chegada deles e o Bm (que é o relativo de D) é muito usado. F#7, então, é o V7 -> vi.
      O caso do Am é semelhante. Perceba que o Am precede o D, que por sua vez, precede o G.
      Nesse caso o Am é o ii (do IV (G)) e o D7 é o V7 -> IV. Perceba que nesse caso a sétima do D é menor (e deveria ser maior por ser o I).
      Existe uns vídeos nos tutoriais sobre dominantes secundárias. Esse é o assunto. Podemos ter dominantes (e progressões mais longas) para cada grau maior ou menor. Só não podemos ter para o sétimo grau porque é diminuto.
      Clareou??
      Espero que sim.
      Abração.
      Qualquer dúvida, pode perguntar.
      Carlinhos

      1. Clareou sim Professor. Vou dar continuidade nos estudos pra esclarecer mais sobre o caso de dominantes secundarias. Muito Obrigado professor,

  29. Olá Carlinhos, meu dilho tem o maior sonho em cursar Violão na EMESP. Somos pessoas simples, não tenho recursos para uma aula prática. Então, aprendeu com amigos e toca muito bem. Passou na USP, Unesp, e Emesp (teórica)mas qdo chega a hora da prática, não dá. Eles dizem que por ser autodidata, adquirem vícios que não vai!!!
    Vejo-o triste e chateado, gostaria de saber onde consigo gratuitamente aulas com ou dicas com alguem que já estudou lá, ou professor de violão de lá gatuitamente?? Obrigado Carlinhos.

    1. Oi, Sonia, infelizmente não conheço violonistas em São Paulo.
      Acho que o melhor a ser feito agora é procurar algum professor que estivesse na banca que o reprovou e perguntar quais são os vícios, dessa forma o seu filho pode progredir trabalhando para consertar. Falar vícios é muito vago.
      Mas de qualquer maneira diga que ele não desista pois existem inúmeros músicos excelentes que nunca foram aceitos pela academia. O importante é tocar e sempre melhorar.
      Espero ter ajudado.
      Abração

    2. Olá Sonia, eu sugiro que vocês procurem uma escola de musica para, digamos “preparar” seu filho para essas universidades… Bom, aqui na minha cidade temos o Conservatório de Tatuí que é gratuito, eles até oferecem alojamento aos estudantes maiores de 18 anos, porém não sei dizer se é fácil conseguir vaga já que vem muitas pessoas de fora. O curso todo é grátis e só paga a taxa de inscrição. A cidade de Tatuí fica no interior de São Paulo. Infelizmente eu não sei de outros lugares que ofereçam cursos musicais grátis, mas acredito que possa ter mais algumas escolas que são do governo estadual…

  30. olá carlo! Boa noite. Eu gostaria muito de ver o tutorial que fale de tons vizinho e não estou vendo.Desde já quero agradecer seu material é muito bom estou aprendendo muito ADELI SALVADOR

  31. Parabens Carlinhos, pelo seu trabalho.
    Estou estudando um curso técnico no Conservatório Pernambucano de Música e buscando na internet encontrei seu blog que está me proporcionando uma sistematização do estudo.
    Sou poeta e compositor e trabalho basicamente com ouvido e busco ampliar meus conhecimentos, naturalmente estudando a teoria, que para mim é ainda bastante complicada.
    Abraço,
    Paulo Matricó

    1. Oi, Paulo, obrigadíssimo pela mensagem.
      Fico muito feliz quando pessoas que tem a prática de tocar de ouvido se interessam pela teoria.
      Você vai ver que ajuda bastante a expandir as fronteiras do conhecimento e da técnica também.
      Jogue duro.
      Forte abraço,
      Carlinhos.

  32. AI PESSOAS ACOMPANHO BASTANTE TUAS AULAS, É BOOOA PRÁ CARAMBA. NÃO SEI SE PODERIAS MANDAR PARA MIM TODAS AS TUAS AULAS DE SOFEJO DITADO RITIMICO E ARMONIA, EM AUDIO / VIDEO. SE CONSEGUIR FICAREI GRATO… VALEU FERA.

  33. tenho aprendido muito com suas aulas, toco sax por isso sempre estudei melodia, mas agora estou aprendendo bastante harmonia. valeu

  34. Muuito bomm! Faço licenciatura em música e tenho que recorrer a esse site maravilhoso, porque o professor explicando de maneira prática e direta faz toda a diferença.

  35. como faço pra conseguir tirar uma musica de ouvido? é por meio do circulo das 5as? vc tem algum video q sobre isso? bjs Carlinhos

  36. Olá ! Obrigado pelos seus vídeos.Foram de grande ajuda para mim , fáceis de entender e muito bem elaborados . Parabéns!!!!!

  37. Mestre Carlos é com grande satisfação que lhe escrevo pra pedir SOCORROOO!!!!!! rsrsrsr……
    Crie 4 corais a 4 vozes, de 8 compassos (2 frases de 4 compassos), nas tonalidades e compassos indicados, utilizando os seguintes recursos em cada um deles: acordes em estado fundamental; acordes em 1ª inversão (mínimo 5); acordes em 2ª inversão (os 3 tipos); interdominantes (em primeira inversão); V7 e V6/5; mudança de posição; mudança de estado; cadências no final da 1ª frase e no final da 2ª; modelos rítmicos dados. Escreva todas as cifras e rotule as cadências, além de indicar os tipos de encadeamento.

    1. Será que aqui no blog encontro todos os assuntos se só forem alguns de antemão já agradeço.

      1. Que cabeça …..achei sobre cadência professor, desculpe ! É que eu conhecia com outro nome!!!

  38. Ola Carlinhos!!
    Nossa! estou evoluindo muito musicalmente graças as suas aulas.
    Tenho uma duvida com relação as cifragens de partitura, tem como eu cifrar uma partitura somente utilizando a voz principal?
    Abraço, que Deus te abençoe.

  39. anita :
    Bom dia professor uma abençoada semana a todos. professor um dos alunos falou que acha tarde para aprender musica e pense eu com meia quatro estou tentando aprender mais. Eu quero saber se com as cifras eu acompanho as pancadas do ritmo ou acompanho as partes das teclas do acordeon?gostaria de receber suas aulas no email. abços…

  40. Professor vc é um ser iluminado pelo ESPÍRITO SANTO, muito obrigado por ser essa pessoa maravilhosa é de pessoas assim que o mundo precisa. Eu sou uma professora aposentada e estou tentando usar meu tempo com musica. Eu e meu esposo temos um grupo musical para idosos e gostaria muito que vc desse umas dicas como eu poderia acompanhar o acordeon fazendo os acordes no teclado, eu tenho uma boa noção de musica tempos atrás estudei e participei de uma banda conheço a maioria dos acordes, solfejos , notas, compasso,etc. se puder me ajudar agradeceria muito, que DEUS continue te iluminando, abços….

    1. Oi, Anita, obrigadíssimo pela mensagem!!!
      O acordeon é um instrumento super completo para harmonizar. Se você conhece bem como utilizar a mão esquerda fica uma maravilha.
      Tem algumas aulas bem interessantes no youtube.
      O resto é identificar as cifras e praticar.
      Qualquer coisa, pode perguntar!!
      Valeu

      1. Bom dia professor uma abençoada semana a todos. professor um dos alunos falou que acha tarde para aprender musica e pense eu com meia quatro estou tentando aprender mais. Eu quero saber se com as cifras eu acompanho as pancadas do ritmo ou acompanho as partes das teclas do acordeon?gostaria de receber suas aulas no email. abços…

  41. Aiii Carlinhos blz?
    Gostaria de te pedir um tutorial de história pq ñ acho em lugar nenhum. Pode ser ?

  42. Eduardo :
    Tranquilão então… Mas me apareceram mais duvidas, e dessa vez é sobre os dominantes secundarios. Qual escala eu uso sobre um dominante secundario? E também, eu quero saber se eu posso usar o vii grau como dominante secundario (preparando para o ii grau) porque no video você não fez nenhuma observação sobre ele (assim como fez sobre o IV e V graus). Então é isso! Abração!

    1. Oi, Eduardo, descobri um site ótimo sobre improvisação.
      Está no “coursera.org” e chama-se “Jazz improvisations”
      Dá pra acompanhar numa boa.
      Nunca fui muito de improvisar mas agora estou me dedicando a estudar isso.
      Logo poderei te ajudar bem mais.
      Quanto ao dominante secundário, o vi quando transformado em maior prepara para o segundo grau. O vii quando transformado em maior prepara para o terceiro grau.
      Abração

  43. Aí, Carlinhos, beleza?! Meu nome é Daniel e eu gostaria que fizesse um tutorial sobre antecipação, além de outros sinais de indicação para quem utiliza partitura. Tenho aprendido muito e anotado bastante tudo que tem passado em seus tutoriais. Obrigado pelo bom trabalho, valeu!!!

  44. Fala mestre, blz? Eu fiquei com duvida sobre o capitulo de acordes de emprestimo modal… Quando estivermos improvisando sobre uma base que tenham esses acordes, ou ate mesmo criando melodias sobre os mesmos, qual escala devemos relacionar à eles. Tipo, se eu emprestei um acorde do campo de Fm para F eu mantenho a escala inicial ou uso a escala menor enquanto o acorde estiver soando? Obrigado pela atenção e pelas ótimas aulas postadas. Abração!

    1. Oi, Eduardo, te confesso que não sou um exímio improvisador mas estou desenvolvendo o meu gosto pela improvisação e logo começarei a estudar a fundo.
      De qualquer maneira, lembre que a diferença entre um acorde maior e um menor está apenas na terça e com certeza no seu improviso a nota emprestada precisa ser respeitada.
      Mas hoje eu não saberia te responder, por exemplo, que modo usar.
      Mas brevemente espero ser capaz.
      Um abraço.

      1. Tranquilão então… Mas me apareceram mais duvidas, e dessa vez é sobre os dominantes secundarios. Qual escala eu uso sobre um dominante secundario? E também, eu quero saber se eu posso usar o vii grau como dominante secundario porque no video você não fez nenhuma observação sobre ele (assim como fez sobre o IV e V graus). Então é isso! Abração!

  45. Carlinhos,
    Agradeço a Deus pela tua vida, uma vez que vc não guarda o talento que Ele te deu. Compartilha de uma forma tão clara e com metodologia eficiente e eficaz.
    Muito obrigado e que Deus continue colocando em teu coração esta vontade do partilhar o conhecimento que Ele colocou nas tuas mãos.

  46. valeu cara, comecei a acompanhar suas aulas e estou gostando muito,espero que continue postando…….
    abraço!!!!!

  47. Carlinhos, sem palavras para descrever seus tutoriais. Estou acompanhando todas as séries. Otima didática, aulas nem um pouco cansativo, muito bom mesmo!!! Obrigado
    Anderson.

  48. Olá Como vai? Rapaz quanta qualidade aqui em… comecei a estudar harmonia parei por falta de tempo, estava começando a entrar nas escalas menores pelo metodo Ian Guest hoje só tenho a apostila tempo ta pouco para ir até ao professor 😦 … mas acho que vou terminar com voce aqui 🙂 …rsrs Deus te abenços pelo sua dedicacao a todos no youtube.

  49. muito obrigado por toda essa dedicação,suas aulas são de alta qualidade e de facil intedimento,que Deus te abençoe.

  50. Grande Veiga!
    Cara vou dar uma idéia de um tutorial que seria muitíssimo interessante, especialmente para aqueles que estudam música para fazer música e não somente para reproduzir ou executá-las…..aí vai: dada uma melodia que vc poderia criar (que nem precisaria ser longa) quais seriam as possibilidades de harmonização….com comentários sobre os universos criados…seria ótimo…fica a dica e o pedido..valeu! abs

    1. Valeu, Gabriel, entendi o que você quer. Posso fazer falando sobre as possibilidades de harmonização. Entretanto, falar sobre o que você chamou de universos fica mais difícil porque as pessoas sentem a música de formas diferentes, concorda?? Eu posso usar um exemplo descrevendo uma sensação minha mas você pode não sentir da mesma forma. Dessa maneira, a melhor coisa a fazer é você ouvir o que você quer (em músicas gravadas) e depois tentar entender a progressão, a instrumentação, a dinâmica… As vezes achamos que é só a harmonia que nos trasnporta mas está tudo interligado.
      Abração

  51. Olá Carlinhos, tenho acompanhado suas vídeo aulas e agora comecei a séria harmonia e estou com bastante duvidas sobre inversão de Tríades principalmente a segunda inversão no vídeo 10 de harmonia. você poderia me dar alguma dica?
    Parabéns pelo trabalho, tem me ajudado muito.

  52. Ola Professor….tudo em Paz ? …….escrevi algumas canções e gostaria de saber sua opnião crítica sobre minhas coposições pq estou pensando em investir uma grana pra gravar em estudio. como posso enviar as musicas ?

    Por favor se puder

    Grande abraço…..

  53. eu queria pedir um tutorial falando sobre os graus a classificação deles e a função de cada um e como saber se é menor, maior ou justa! obrigado

  54. Poxa cara!!! parabens, suas video aulas são ótimas , to aprendendo pracaramba, muito explicativo e de facil entendimento seus metodos didaticos…..é só dedicar e estudar ,,, muito abrigado por agora……

    grande abraço

  55. Cara, que DEUS abençoe demais a sua vida. A música é uma coisa que tá minha alma e, por motivos diversos, eu nunca consegui parar p/ estudar. Hoje tenho 35 anos e acho que tá um pouco tarde… mas como isso faz parte – fortemente – da minha existência como ser humano, acho que eu preciso desenvolver, mesmo achando que tá meio tarde pra isso ! , Moro no Rio de Janeiro, sou contabilista e encontro-me desempregado, não to conseguindo voltar ao mercado de trabalho. Por esse motivo e pelo fato de eu só me sentir realizado quando faço algo ligado a música, estou depositando grande esperança nesse aprendizado e, quem sabe até conseguir ter uma fonte de renda futuramente com alguma atividade ligada a ela.
    Cara. tu tá me ajudando a realizar um dos grandes desejos da minha vida. Mais uma vez muitíssimo obrigado pela iniciativa tão altruísta e q DEUS abençoe demais a sua vida. Forte abraço !!! (André Luís J, Vieira)

    1. Não está tarde não, André!!!
      Pode estudar e se jogar que as coisas vão melhorar para você.
      Estudar pela internet nos dá não apenas o conhecimento que adquirimos com os videos, textos, discussões etc, mas nos dá também uma disciplina para pesquisar e estudar quando precisamos e podemos fazer isso com qualquer assunto. Hoje aprendo muitas coisas diferentes pela internet.
      Um forte abraço e conte sempre comigo e com os tutoriais.
      Abração
      Carlinhos

  56. Carlos Ola Tudo Bem
    Estou com um nó na cabeça, veja, no seu tutorial sobre dominantes secundarias vc nos informa que a resolução será SEMPRE no IV, porem no exemplo de Maria Gadu, o E7 que é V7 de V está resolvido no no III de E , pode me esclarecer, para o meu desenvolvimento musical o que ocorre neste caso?
    abração
    Martin Luthero
    Sempre LIgado em Estudo Musical.

    1. Oi, Martin, obrigado pela mensagem.
      Veja só, desculpe se eu falei “sempre”. Na verdade o V7/IV (primeiro grau maior com a sétima menor) normalmente resolve no IV. Entretanto existe a chamada cadência de engano que pode nos conduzir a outro grau que não seja esperado. A beleza está justamente em criar sensações nas pessoas e um acorde inesperado é ótimo para isso. As pessoas não entendem (e nem precisam entender) a teoria por trás da música mas sentem alguma coisa diferente, como elas gostam de dizer.
      Vai ao show segunda-feira? Te espero lá!!!
      Abração
      Carlinhos

      1. Vou sim e levarei algumas pessoas amigas, e vou aproveitar para agradecer essa ajuda que você tem dado a minha vida musical, imagine eu fazendo essas perguntas, que para mim era inimaginável. Grato pela resposta .
        Martin Luthero
        Sempre acompanhando o que é bom

      2. Obrigadíssimo pela presença, Martin!!
        Foi um prazer poder te conhecer.
        Foi a primeira pessoa que conheci presencialmente por causa do blog.
        Abração
        Valeu

  57. vi o tutorial sobre vestibular e a matéria de modos,mas o tutorial mencionado nesta questao de vestibular nao foi encontrado nos links, solfejo, prática, harmonia, etc. pode me dizer onde posso encontra-lo, por favor?ou mandar para meu email mt.br@hotmail.com
    grata.maria tereza ribeiro-bh-mg

  58. Carlinhos, boa tarde, você gravou o tutorial de harmonia que seria o décimo quinto que falaria sobre ANTECIPAÇÃO?
    Não consegui encontrar!
    Obrigado!!

  59. Olá Professor,
    Meu nome é Gustavo e ja ha algum tempo tenho tentado me dedicar a música (teclado), ja tenho conhecimento de escalas maiores, intervalos, mas tenho um grande problema:
    Não consigo tocar notas da melodia com acordes juntos, e quando toco só em acordes as pessoas não conseguem reconhecer a melodia do hino, também tenho dúvidas relação a como usar notas ou acordes de passagem de uma progressão para outra…
    Gostaria de saber qual conselho me daria e por onde devo começar para suprir estas dúvidas…

    Forte abraço

    Gustavo Ribeiro

    1. Oi, Gustavo, o melhor treino no instrumento é aquele que fazemos sem quebrar o fluxo da música. Isso quer dizer que se ainda levamos tempo para trocar de acordes, temos que estudar mais lentamente para que a musculatura e o cérebro consigam realizar tudo certinho.
      Estude devagar. Essa é a grande dica. Acelere lentamente.
      Abração
      Carlinhos

  60. olá Carlos blz!! aqui é o Diego meu vi os seu videos e gostei muito, estou tentando aprender tirar musica de ouvido pelo teclado estou com dificudade estou usando aquele método que vc passa I IV V tem algum macete …. obrigado

  61. Oi Carlinhos, quanto tempo!! tudo bem com você?
    Estou de férias, ufaaa.. rsrs então, voltando a estudar seus tutorias (beleza),
    Queria lhe perguntar, você vai retornar a fazer tutoriais em harmonia? Gostaria de estudar o campo harmônico menor.
    Deve estar na correria, final de ano.. mas se puderes, ou tiver algum material, ficaria bem feliz..
    Bjão Carlinhos
    até mais
    Maria Pio

    1. Oi, Maria, que saudade!!!
      Como está a faculdade?? Espero que tudo bem.
      Veja só, vou dar prosseguimento em harmonia sim e com certeza o próximo tópico é o campo harmônico menor. Estou devendo algumas notas melódicas também. Mas prometo que na segunda semana de janeiro de 2013 vou começar a bombardear o youtube com novos tutoriais.
      Abração
      Carlinhos.

  62. verifiquei que ainda nao fez tutorial sobre ornamentos, tipo gruppeto, acciaccatura, apoggiatura,trinado, etc. estou precisando,pois tenho um trabalho para apresentar daqui a 2 semanas e ainda nao vi audio de cada um destes e outros na internet. pode me ajudar ou enviar para meu email?grata.

    1. Oi, Tereza, obrigado pela mensagem.
      Ainda não desenvolvi esse material por falta de tempo. Com certeza isso estará disponível no primeiro semestre de 2013.
      Para esse trabalho, o melhor é você ir à biblioteca da sua escola de música.
      Com certeza você encontrará material.
      Abração
      Carlinhos

  63. Gostei muito dos seus tutoriais, tenho prova de harmonia tradicional na próxima segunda e assistí-los me ajudou demais, na prova terá figuração melódica…senti falta de appoggiatura, arpejo e antecipação.

    1. Valeu, Vanessa!!!
      Ainda vou abordar esses tópicos. É tanta coisa pra falar e pouco tempo para produzir o material.
      Mas vai rolar. Como foi a prova??
      Jogue duro!!
      Abração
      Carlinhos

      1. Olá, fui consideravelmente bem na prova, tirei 8,5. Agora cursarei o último semestre de licenciatura em música. Mais uma vez, obrigada!

  64. Carlos,gostaria de seguir as lições de teclado com a prof. Adriana,mas não tenho a apostila para estudar em casa ,onde posso encontrá-la?
    Grata.

    1. Oi, Fátima, tenho o método Hanon nos links aqui do blog.
      É muito usado para a técnica do piano.
      Não sei se é isso exatamente que você precisa mas acho que pode te ajudar.
      Abração
      Carlinhos

  65. Carlinhos… sugiu uma duvida durante sua aula de harmonia…
    Reparei que alguns acordes (que não são invertidos) não seguem a mesma ordem das triades Ex: na triade tocamos Ré Fá Lá… e reparei que alguns apresentam a sequencia Ré (baixo) Ré(tenor) Lá(contralto) e Fá (soprano) Ré Ré Lá Fá…
    Com isso fiquei na duvida se o acorde no estado fundamental não precisa seguir a ordem da triade.
    grato

    1. Oi, Fernando, obrigado pela mensagem!!!
      Na verdade nunca importa a ordem do que vem acima do baixo. Para considerar inversão só olha o baixo.
      O que vem acima dele pode estar na combinação que estiver que não importa.
      E isso não vale apenas para a posição fundamental. Vale para qualquer inversão também.
      Abração
      Carlinhos

  66. Carloo pelamordideus me ajuda!! kkk Estava dando uma olhada em uma das provas que vou prestar daqui a dois dias e em uma partitura( de uma das questões) a clave me indica que a tonalidade da musica está em Fá Maior, porem na resposta consta que é Re menor, não entendi isso,o que me faz afirmar que a musica está em uma tonalidade menor, se a clave representa um FáMaior?? .Vou deixar o link para você dar uma olhada( só não mando o link da prova direto porque no site ele faz o download da prova pro pc)

    http://www.uece.br/cev/index.php/vestibulares-anteriores/vestibular-20112

    para facilitar tem escrito assim: ”30/05/2011 – Exame de Habilidade Específica”, é só clicar

    Curto muito seus tutorias, tem uma excelente didática e são bem esclarecedores , está me ajudando muuuuuuuuuuuuuito no meu estudo diário.Muito obrigado novamente!

    1. Oi, Fabio, assista ao harmonia 15 – tonalidades relativas.
      Quanto à questão, veja que a nota final é ré e normalmente aparece a alteração para fazer a sensível (dó sustenido), e o si natural (para criar a menor melódica) também aparece bastante.
      Basicamente é isso.
      Assista ao tutorial e me diga se entendeu.
      Abração
      Carlinhos

  67. Carlinhos… Meu nome é Fernando, por muito tempo tive vontade de estudar harmonia, mas como toco um instrumento melodico ( trombone) sempre achei harmonia algo muito complicado… agora que encontrei seu site estou estudando através dos seus tutoriais. Gostaria de agradecer, pois sua forma de explicar torna muito facil o que eu temia tando na musica. rsrsrs com certeza irei explorar muito seu site e seu grande conhecimento.
    Obrigado pelas aulas

  68. Bom dia, Carlinhos. Fiquei sem entender uma coisa na aula sete de harmonia. Para leigos, como eu, sempre quando se fala e tonalidade maior pensamos de DÓ a SI, sendo SI a tonalidade maior que os demais. Você fala na aula que uma pessoa pode desejar cantar em uma tonalidade maior que Bb e indica REmaior se tratando de acordes. Na partitura, até entendo que depende da oitava, mas, na cifra, como identificar tonalidade maior? Pra mim, seria Bb tonalidade maior que Dmaior, olhar de leigo, queria compreender melhor. Mais uma coisa, você poderia explicar porque chama se de “música tonal”, por que tonal?
    De já, muito grato

    Raimundo.

    1. Oi, Raimundo!!
      Não existe uma tonalidade maior que outra. Existem tonalidades maiores e menores.
      Música tonal é a música feita em torno de uma tônica, ou seja, o número 1 de uma escala. Se a escala for maior, a tonalidade é maior. Não importa qual seja o número 1 (Bb, D, G ou qualquer outra nota). Se a escala for menor, a tonalidade é menor.
      Os primeiros tutoriais da série solfejo explicam bem isso de tonalidade.
      Abração
      Carlinhos

  69. Carlinhos, não estou conseguindo puxar os Software Campo Harmônico Maior
    Software dos graus da escala maior e as Escalas Menores O que devo fazer?

  70. Boa tarde, Carlinhos.

    Você é uma pessoa muito generosa, e estou muito agradecido pelas aulas. e as dicas.

    Que Deus abençoe muito você e toda sua familia.

    Um abraço
    Dirceu Jayme Trindade
    Ourinhos SP

  71. Oi Carlinhos, muito bacana seus vídeos tem me ajudado muito…obrigadão!!!!!!
    Estou estudando para o vestibular e gostaria q vc postasse, se possível, alguma coisa sobre tons vizinhos (direto e indireto) por favor…fica com Deus.

  72. Olá Carlinhos gostei muito dos seus videos e eu gostaria de saber como tocar teclado com a mão esquerda, fazer o baixo?

    1. Oi Marcelo, a maneira mais simples de lidar com a mão esquerda é fazer o baixo dos acordes que você monta na mão direita. Com a mão esquerda, portanto, você vai definir as inversões a serem usadas. É muito bom assim.
      Ritmicamente você deve buscar fazer uma levada coerente com a mão direita e fazer um ritmo bacana. Existem alguns videos no youtube mostrando ritmos no teclado. Dá uma busca.
      Fazer acordes na mõ esquerda é outra possibilidade. Arpejos é outra.
      Mas para ganhar muita autonomia e fazer todas essas coisas, o melhor é desenvolver a leitura da partitura e buscar ideias em songbooks, músicas para piano dos eruditos, arranjos de musicais.
      Assim você vai muito mais longe!!!
      Abração
      Carlinhos

  73. Caro Carlinhos! Muito bom seu material e parabéns!!! Gostaria de aproveitá-lo da melhor forma possível, então, por onde devo começar?
    Um abraço.
    Luciana

  74. Não sumo não rsrsr, estava terminando o estágio, nossa, muita coisa,mas graças a Deus, foi. Este semestre ainda vai ser meio complicado, mas falta pouco.Seus tutorias estão maravilhosos, qta coisa boa, vc é especial mesmo.
    Sucesso pra vc. Grande bj
    até mais

  75. Oi Carlinhos, td bem? nossa, férias finalmente rsrs
    Voltando a estudar os teus tutorias, que bom!!
    valeu!!
    bjus
    bom find

  76. Olá Carlinhos, estou com uma dúvida e não tenho encontrado a solução em nenhum lugar. Bom, estou querendo praticar as triades maiores com as suas inversões, mas como sou iniciante, não sei quais dedos devo usar para formar os acordes. Existe alguma regra/tabela com as tríades e que dedos usar na mão direita e esquerda? Fico com receio de iniciar a tocar com os dedos errados e acabar criando um vício difícil de tirar depois. Bom, desde já agradeço. Abraço Rodrigo

    1. Rodrigo :
      Olá Carlinhos, estou com uma dúvida e não tenho encontrado a solução em nenhum lugar. Bom, estou querendo praticar as triades maiores com as suas inversões, mas como sou iniciante, não sei quais dedos devo usar para formar os acordes. Existe alguma regra/tabela com as tríades e que dedos usar na mão direita e esquerda? Fico com receio de iniciar a tocar com os dedos errados e acabar criando um vício difícil de tirar depois. Bom, desde já agradeço. Abraço Rodrigo

      Desculpa, esqueci de uma informação importante: Estou estudando piano! Abraços

      1. Oi Rodrigo, tudo em paz??
        Não existe uma regra, existe o que é mais confortável e mais interessante para o que vem logo em seguida. Isso é importante: você pensar no que vem logo depois.
        Como início, você pode pensar:
        Mão direita:
        Pos. Fundamental – 1, 2 e 4
        Primeira Inv. – 1, 2 e 5
        Segunda Inv. – 1, 3 e 5
        Mão esquerda:
        Pos. Fundamental – 1, 3. 5
        Primeira Inv. – 1, 3 e 3
        Segunda Inv. – 1, 2 e 5
        Mas como te falei, em um encadeamento isso vai mudando.
        Abração
        Carlinhos

    1. Vou te pedir para refazer depois de assistir o tutorial sobre isso.
      O que você fez tem coisas certas e erradas.
      De qualquer maneira, no final de semana eu faço e mando, ok!?!?!?!
      Se você refizer vai poder comparar!!
      bj
      Carlinhos

  77. Esse eo melhor site sobre teoria bem explicado do brasil parabens carlosveiga vc e um otimo professor estou aprendendo muito mais com vc do que na escola de musica de ond estou estudando.. esse final d ano vou prestar p licenciatura em instrumento musical pela ufg de goias. com o seu metodo eu creio q vou passar obrigado..

  78. ola carlinhos sou baixista e gosta de saber se vc vai posta alguns tutoriais sobre improvisação q é onde eu tenho algumas duvidas

    1. Oi, Iago, o meu trabalho vai mais na linha da teoria e da percepção mesmo.
      Improvisação não é o meu forte.
      Mas procura no youtube que tem muita gente boa.
      Abração
      Carlinhos

  79. ola carlinhos descubri seus video ontem dando uma olha no you tube e gostei muito do seu trabalho ja tenho um grande conhecimento e agora estou podendo adquirir muito mais conhecimento com seus tutoriais ate pq eu fiquei mais de 1 ano sem pega no meu instrumento e sem estudar e agora eu to voltando a estudar e estou gostando muito msm da sua forma de explica que deus te abençoe e q vc continue nos ajudando com seus tutorias abração e fica na paz

  80. Olá Carlos, gostaria de parabenizá-lo pela ótima iniciativa de difundir a música pela internet mundo a fora. Gosto muito de música, toco violão e estou iniciando os estudos de acordeon, aprendi muita coisa de ouvido e acredito que para o aprimoramento preciso conhecer a teoria musical, pois não toco por partituras.
    No início achei um pouco complicado, mais com dedicação e disciplina tudo se resolve.
    Quantas horas de estudo diário você sugere para que haja um bom aprendizado?
    É necessário aprender a solfejar antes de executar os exercícios no instrumento?

    Agradeço por poder compartilhar minhas dificuldades e por você estar ajudando muitos candidatos à arte da música, como eu. Abraços musicais.
    Antenor – Campo Grande MS.

    1. Oi, Antenor, obrigadíssimo pela mensagem.
      Vamos às suas questões:
      O início sempre é a parte mais difícil. Parece que tudo é complicado mas quando o entendimento é bom, tudo depois fica mais simples. Exemplo: gaste muito tempo tempo tocando escalas e arpejos no seu instrumento (sempre com metrônomo) que depois você colherá frutos fantásticos. Estude lentamente. O acordeon já é um instrumento que você precisa conhecer bem porque a visão não ajuda muito pela maneira como ele é posicionado. Mesmo no piano, o ideal é que a gente não fique olhando para as teclas. Só que para chegar nesse nivel é necessário muito estudo.
      Quanto ao tempo de estudo, eu digo que é mais importante que você estude corretamente. 30 minutos de um estudo concentrado, com metrônomo, para resolver alguma dificuldade, pode ser mais interessante que 3 horas de um estudo sem foco. O que eu sempre faço é dividir o meu tempo de estudo em técnica e repertório. Busco sempre ampliar as duas coisas.
      Quanto ao solfejo, ele não é necessário para você começar os exercícios no instrumento. A técnica do instrumento deve ser adquirida independente do solfejo. Mas o solfejo te dará muita autonomia na música.
      Espero ter ajudado.
      Abração
      Carlinhos

  81. Ola Carlinhos, tudo bem..
    saudades de você!!
    Ufaaaa, semestre que vem graças a Deus terei tempo para voltar a estudar com seus tutorias. Maior correria, mas ta valendo muito, cansa, todos sabem disso, mas devagar a gente chega lá..
    que bom que seus tutoriais são um sucesso Carlinhos, você realmente é uma pessoa fantástica!!! Procuro sempre acompanhar, mesmo que não esteja estudando como gostaria.
    Grande abraço,
    fica com Deus.
    Maria Pio

    1. Oi Maria, que saudade!!
      Obrigadíssimo pelos elogios.
      O bom da internet é isso: você estuda quando tem tempo. Basta ser disciplinada (e isso você já me mostrou que é).
      Vamos em frente.
      Jogue duro.
      Beijão
      Carlinhos

  82. Olá, prof. estou muito entusiasmada com esse seu trabalho. Estava procurando material sobre campo harmônico e encontrei esse tesouro que é o seu trabalho. Sou aluna da Escola de Música da FAETEC, RJ e comecei o período de estudo sobre harmonia.
    Fiquei muito entusiasmada com os seus videos. Que Deus o abençoe pela sua disponibilidade em partilhar o seu saber.

  83. Caríssimo Carlinhos Veiga,
    Deus o abençoe sempre pela dedicação e desprendimento. Suas aulas ajudam a muitos mundo afora!
    Voce tem sido um grande mestre da musica! Além da didática inconfundível e excelente, bravo!
    Quero sugerir que faça um tutorial sobre as Notas Estranhas (tipo> escapada, vizinha, etc.).
    Obrigado pelas aulas que são ótimas e ajudam muito no Curso de Licenciatura que estou fazendo, um grande abraço.
    Carnégie.

    1. Poxa, Carnegie, tinha respondido sua mensagem antes mas agora vi que não foi ao site.
      Veja só, na tab harmonia tem alguns com o nome de notas melódicas (nota de passagem, bordadura, retardo).
      Estou gastando um pouco de tempo com os sistemas para o iPhone e por isso tenho produzido poucos vídeos recentemente.
      Mas logo retomarei a tab harmonia.
      Abração
      Carlinhos

  84. Prof Carlinhos, aqui e Leo de Belem. Tdo bem? Ao assistir o tutorial 10 de Harmonia (inversão de Triades) quero tirar uma duvida e fazer um pedido.
    1- Posso acompanhar uma musica no teclado usando acorde aberto com a mão esquerda e com a direita tocar na 1ª inversão? Se não. Como posso proceder.
    2- Existe inversão de Tetrades? Se existe o Sr pode fazer um tutorial?
    Um abraço
    Leo

    1. Oi, Leo, tudo bem??
      Veja só, a inversão do acorde é caracterizada pela nota mais grave que você tocar.
      Dessa maneira, a condição natural é colocar as inversões na mão esquerda (visto que apenas o baixo é responsável por isso).
      Imagine o acorde de ré menor: ré-fá-lá. Faça o teste: Com a mão direita toque esse acorde e com a mão esquerda toque a nota ré apenas (no grave, obviamente). Dessa maneira está na posição fundamental. Se ao invés do ré na mão esquerda você tocar o fá, estará na primeira inversão. Se ao invés do fá, tocar o lá, estará na segunda inversão. A mão direita pode ficar igual nos 3 casos. O que tem que mudar é o baixo. Mas se a mão direita mudar, não há problema. O baixo é que caracteriza sempre a inversão.
      As tétrades também podem ser invertidas, ou seja, além das inversões semelhantes às das tríades, temos também a terceira inversão, quando a sétima está no baixo. Estou caminhando para esse tutorial.
      Espero ter ajudado.
      Abração
      Carlinhos

  85. Carlinhos
    Vd ficou de me indicar professores para piano, agradeceria se repetisse os nomes
    obrigado
    Elias

  86. muito legal mesmo sobre as tétrades.tenho uma duvida sobre intervalos.gostaria de saber como classificar os intervalos menores e maiores quando tem acidentes(sustenidos e bemois)?bj.maria tereza-bh-mg

    1. Oi Maria Tereza. Tudo tranquilo?
      Uma boa estratégia é você calcular primeiro sem as alterações e depois colocá-las. Ou então inverter o intervalo.
      Ex: Dó# – Lá , ascendente.
      Poxa, esse está longe.
      Mas nós sabemos que lá – dó# ascendente é uma terça maior.
      Sendo assim, a inversão dele é uma sexta menor.
      Beijão
      Carlinhos

  87. Professor que bom encontrar esse conteúdo. O senhor está de parabéns, pois são poucos que tem conhecimentos na área da música e que passam o conteúdo assim de forma gratuita!!! Obrigado professor

      1. no início quanto comecei a estudar as suas aulas, estava enfiando a cabeça pelas pernas. Copiava os tutoriais direto do youtube e ficava desordenado e eu não encontrava tempo para estudar e muito menos ler os comentários. Hoje estou bem mais folgado e encontro tempo para tudo, e agora ver suas apresentações. Que Deus e Meishu Sama te ilumine para todo o sempre. Bôa missão aqui neste planeta!!!!

  88. Parabéns…gostei muito da sua metodologia e sua disponibilidade em campartilhar desse conhecimento musical…obrigadooo!!!

  89. OIá Carlinhos!

    Tenho muito interesse na formação de acordes de 4 e 5 sons, acordes sus…, e como identificar isso na partitura, estruturar esses acordes, aprender a cifrar. Creio que está relacionado a estruturação. Nossa seria ótimo poder estudar isso através do seu site.

    Fica meu pedido! rsrs
    Obrigada!
    Sucesso sempre!

    1. Valeu, Cyntia, fica a sugestão.
      Estou preparando um material que Renato sugeriu e que já há algum tempo me instiga.
      Mas te adianto: Lembra das tríades? Elas são terças superpostas, né? Tônica, terça, quinta. Para esses outros acordes, continue sobrepondo terças. Tônica, terça, quinta, sétima, nona, décima-primeira, e por aí vai…
      Experimente o som de cada uma delas. Use as notas do campo harmônico inicialmente. Depois vá curtindo e buscando sons.
      Assim a gente desenvolve muito o ouvido.
      Mas vou preparar sim.
      Valeu,
      Carlinhos.

  90. Ola Professor!

    Primeiramente nao posso deixar de manifestar o agradecimento pela sua generosidade em compartilhar os seus conhecimentos.
    Bom gostaria de saber se voce vai continuar esta serie de aulas sobre harmonia. O assunto esta muito interessante, e as aulas sobre notas de ornamento nas progressoes esta muito legal mesmo.

    Abraco e esteja sempre com Deus,
    Renato

  91. obirgada.mas como descobrir isso em exercicios do tipo:colocar quialteras nos compassos compostos ou simples. como vou saber quando é tercina, 5 quialteras 10 quialteras nos compassos?como devo proceder nestes exercicios?sao do livro teoria elementar da musica do osvaldo lacerda.pode me ajudar a fazer?feliz natal e ano novo.

  92. Carlinhos,
    Que neste Natal você receba o maior presente de todos!
    Paz, Amor, Bondade…
    Pois você merece e Muito!!!

    FELIZ NATAL.

    Com carinho
    Maria Pio

    1. Oi Maria, obrigadíssimo pela mensagem!!!
      Como foi de festas?? Espero que tudo em paz!!!
      Beijão e um 2012 de muita harmonia!!
      Carlinhos

  93. Professor, muito obrigada!
    Que Deus te abençoe em todos os aspectos de sua vida, pessoas com atitudes como a sua é muito raro, eu admiro você!

    Um fortíssimo abraço, ótimas festas!!!

  94. é que nos compassos simples como 2 por 4, 4 por 4, as quialteras podem ser tercinas, 2 quialteras,etc. ja nos compassos compostos podem ter 4 , 5 ou mais quialteras.mas ainda tenho duvida como devo distinguir sobre se as quialteras estao sobre a forma de colcheias, fusas,semicolcheias ou semifusas?como saber se é caso de diminuição, de aumento e outros casos que podem ocorrer?pode explicar melhor por favor?mande para meu email.ok?um abraço.maria tereza-
    mt.br@hotmail.com

    1. Oi Maria Tereza, obrigadíssimo pela mensagem!!!
      Veja só!!
      As quiálteras ocorrem quando temos uma divisão rítmica diferente do tradicional dobro x metade e, em alguns casos, para forçar a relação dobro x metade.
      Vamos aos exemplos.
      Nos compassos simples é comum termos as quiálteras de 3 (também conhecidas como tercinas). Nesses casos há uma divisão igual onde cada nota vale 0,33 de um determinado valor. Exemplo: 3 quiálteras de colcheias em um compasso 2/4 terão que valer um tempo, ou seja, 0,33 cada nota. 3 quiálteras de semínimas nesse mesmo compasso seriam equivalentes aos dois tempos do compasso. Na verdade o que acontece é isso: a tercina nesse caso força a subdivisão ternária.
      Já no compasso composto, lembre que a subdivisão naturalmente é ternária. Nesse caso é comum precisarmos forçar uma subdivisão binária e aí usamos as quiálteras de 2 ou de 4.
      As quiálteras de 5, 6, 7 são pensadas da mesma maneira: uma subdivisão que não é a tradicional dobro x metade.
      Mas lembre quando escrever as quiálteras para ter cuidado de não estourar o compasso colocando tempo a mais.
      Espero ter ajudado.
      Beijão
      Carlinhos

  95. oi. tenho uma duvida sobre como descobrir o numero de quiálteras nos compassos. ex:compasso 2/4 tercinas. 6/8 5 ou mais quiálteras e tambem como descobrir se serao de colcheias , semicolcheias, fusas ou semifusas?tambem sobre os solfejos. terminou a serie só vai até o numero 51?se tiver mais, pode me dizer como faço para achar os tutoriais seguintes?obrigada. maria tereza-bh-mg
    mt.br@hotmail.com

    1. Oi Maria Tereza.
      A série está em 51 mas após o Natal eu pretendo ampliar.
      Não ficou clara para mim a sua pergunta sobre as quiálteras e os compassos.
      Pode repetir mas explicada?
      Valeu
      Carlinhos

  96. Carlinhos, estou gostando demais dos teu tutoriais. A muito tempo brinco com o teclado, mas só agora resolvi, depois de muuuito tempo levar a sério. Já te nomeei como meu mestre. Só que gostaria de ter uma orientação tua pra aproveitar melhor tuas aulas. Na verdade por onde começar..estou ora no sorfejo,ora na harmonia..mais queria ter uma dica de quais os caminhos seguir..Obrigado

    1. Oi Antonio, obrigadíssimo pela mensagem.
      A série de solfejo vai te ajudar bastante a entender a partitura se esse for o seu objetivo.
      Tem nos links também um material para piano chamado HANON que pode te ajudar na técnica.
      Sugiro também que você escolha músicas que você queira tocar e vá ao youtube. Tem muitos videos das pessoas ensinando no teclado, no violão etc.
      Valeu
      Abração
      Carlinhos

  97. Olá Carlos,

    Só queria deixar meu agradecimento por ter feito e disponibilizado esse excelente material. As aulas sao muito didáticas e tornam divertido um assunto que (para mim) sempre foi um mistério!
    Muito obrigado,
    Álvaro/SP

    1. Oi Álvaro, obrigadíssimo pela mensagem!!
      Vamos em frente!!!
      As possibilidades de estudo são grandes e as tecnologias permitem novas abordagens!!
      Conte comigo e com os tutoriais!!
      Abração
      Carlinhos

  98. cara queria agradecer muito pois vou fazer uma prova domingo e precisava estudar….vlw msm otimo trabalho obg e que Deus te ilumine…flwt+++++

  99. Carlinhos moro em Salvador também e estudo música. Quando eu tinha 26 anos comecei a estudar canto lírico e popular. Hoje tenho 30 anos e digo não tem idade para começar a estudar música.Parei de fazer aulas de canto lírico a um ano, mas continuei estudando e casa e frequentando alguns corais. Fiquei muito feliz ao encontrar o seu trabalho aqui na net, tenho aprendido bastante.

  100. Oi Carlinhos!
    tudo bem??
    olha só, tenho que construir um tema de Fuga para disciplina de análise,
    será que você poderia me dar umas dicas? to bem confusa rsrs (só para variar), to sempre confusa, mas assim, eh bem complicado, nossa!!!!
    bjão
    Maria Pio
    até

    1. Oi Maria, um tema para uma fuga pode ser uma melodia curta e simples. O bicho pega é depois para escrever os contrapontos e aí vemos que existem temas simples para resolver isso e existem outros mais complexos. Como sugestão, escreva uma pequena melodia de 2 ou 4 compassos (a depender da duração dela) e já pense em uma harmonia que a acompanhe bem. Arpejos funcionam bem e graus conjuntos também.
      Depois esse tema aparecerá transposto, invertido, aumentado, diminuído, retrógrado e tudo mais que for possível.
      Como sugestão, escute algumas invenções de Bach por serem mais simples e perceba como o tema (que sempre é apresentado no início) é trabalhado durante a peça. A invenção n.1 em dó maior é bem tranquila de ouvir o tema sempre que ele aparece. Como sugestão de uma grande fuga, fica o ricercare (a 6 vozes) da Oferenda Musical. É lindíssimo. Ricercare é o termo antes usado para fuga. Isso também é de J.S.Bach.
      Beijão
      Carlinhos

  101. Oi Carlinhos,
    passando para desejar um ótimo domingo.
    agora aos poucos as coisas estão voltando ao normal, ainda temos algumas
    coisas para ajeitar, é muito trabalho, ainda tem a faculdade,
    trabalhos, provas. mas tudo bem, vamos em frente.
    obrigada!!
    grande bj
    até
    Maria Pio

  102. olá amigo excelentes tutoriais, bom lembra muito meu professor de harmonia linduino pitombeira, poxa! percebe-se sua paixão pelo que você faz e eu admiro muito isso nas pessoas. Você me autorizaria a colocar suas vídeo aulas no meu blo? é claro que respeitando todos os direitos autorais e com a devida indicação de onde e como se pode encontrar mais do mesmo.
    ABRAÇOS

  103. Carlinhos
    Já dei uma estudada em todos os vídeos (51) das aulas de Solfejo. Agora vou fazer uma revisão mais acurada para eliminar alguma dúvida que restar.
    Você, em algumas aulas, falou sobre aquela notinha que fica, às vezes, no início da partitura e que não é a número 1. “Ana crusis”? Estou certo? O nome é esse mesmo? Gostaria de saber a origem deste nome…
    Não estranhe se fui rápido na leitura dos vídeos. Isto deve-se ao fato de que eu já tenho conhecimento de muitas coisas que foram ensinadas. Mas parou por aí ou veem mais vídeos de Solfejo?
    Paralelamente vou iniciar o curso de Harmonia.
    Parabéns pela sua dedicação… resta-me dizer que seus vídeos são ótimos.
    Obrigado.
    Um abraço.
    Carlos Gomes

    1. Oi Carlos, obrigadíssimo pela mensagem!!!
      Pois é, o nome certo é anacruse (uma palavra apenas) e isso é um evento rítmico, ou seja, uma (ou mais) nota(s) que iniciam a melodia antes do tempo 1 (tempo forte) do compasso. Funciona bem como uma preparação. Cuidado apenas para não confundir com o 1 da tonalidade (primeiro grau). A anacruse pode ser qualquer nota.
      Abração
      Qualquer dúvida, pode escrever.
      Carlinhos

  104. OLA PESSOAS.Prof Carlinhos, como ja disse, moro em belem-pá, ganhei um teclado e estou aproveitando demais as suas aulas, tanto de solfejo como harmonia e praticas. As coisas ficaram mais faceias depois das videos aulas, pois, atraves de livros a coisa estava complicada. Ja assiti a todos os videos agora estou revisando estudando um a um, inclusive fazendo as devidas anotações. Suas aulas “cairam do ceu”. A titulo de diversão, meu teclado e um Yamaha PSR-E313, gostaria de saber qual o STYLE e o tempo para forró e onde eu acho estes arquivos para baixar? Ola pessoas. Um abraço LEO

    1. Oi Leo, obrigado pela mensagem!!!
      Veja só, eu sei que os teclados mais novos têm alguns ritmos brasileiros (samba, baião, etc) mas não sei dizer de cabeça como eles vem definidos. Se o seu teclado tiver um sequencer fica fácil de programar.
      Você conhece mais gente que tenha ele?
      Alguem do blog pode colaborar?
      abração
      Carlinhos

  105. Carlinhos, é muito bom teu trabalho! Parabéns!
    Olha só, tô com dificuldade nos solfejos, sou muito desafinado. Pode me explicar qual a diferença de solfejo e de técnica vocal? Por que na técnica vocal tem aqueles exercícios e no solfejo não?
    Outra coisa: tuas aulas de harmonia estão ótimas, por favor continue postando novas aulas, é muito difícil encontrar aulas sobre esse assunto na internet. Se puder ensinar harmonai funcional.
    Grande abraço e parabéns, mais uma vez!!!

    1. Oi Felipe, obrigadíssimo pela mensagem!!!
      Veja só, no solfejo o seu objetivo é cantar a partitura e para isso não precisa ter a melhor voz do mundo.
      A técnica vocal vai trabalhar a respiração, o timbre, a sonoridade, a amplitude, tudo isso para que se tenha a melhor voz do mundo.
      Acontece de bons cantores não terem bom solfejo. Aliás, é muito comum.
      Para resolver o seu problema de afinação, apenas cante. Cante junto com o rádio, com o cd, cante escalas junto com o computador.
      Se ainda assim tiver dificuldade, diminua para a extensão de uma quinta. Se ainda não rolar, diminua para uma terça. Uma segunda…, uma nota só que seja confortável para sua voz. Depois duas… e por aí vai.
      Precisa fazer muito para fazer bem. E confie em mim, o tempo vai te afinar.
      Vou continuar fazendo os tutoriais sim. Estou apenas parado por um tempinho porque pintaram uns lances aqui!!
      Abração e conte comigo!
      Carlinhos

  106. Olá Carlinhos!

    Gostaria de te pedir para ensinar sobre escalas modais (modos antigos) frígio, lídio,etc…;sobre empréstimo modal, e transposição para quando precisamos aumentar ou diminuir (x) tons usando outras claves como a de DO, etc… isso é bem complexo!!!!rssr

    Obrigada!
    Será maravilhoso!Você explica muito bem!

    1. Oi Cyntia, obrigado pela mensagem!!!
      Tem bastante assunto nesse seu pedido!!
      Deve dar uns 20 tutoriais!!!
      Mas vamos pelo início.
      No final de semana eu mando já alguns!!
      Valeu
      Carlinhos

  107. Obrigada querido,
    vou estudar bastante até conseguir entender e memorizar.
    preciso muito,
    obrigada por sua ajuda, de coração…
    grande abraço
    até mais
    bjussssssss..

  108. Oi Carlinhos,
    Nesta questão, eu gostaria de saber qual a forma mais simples de encontrar as respostas, pois eu fiz todos as escalas para encontrar as respostas,
    ele pede:
    Preencha:
    F é I de ….maior, IV ….. maior, V de ….maior (respondi assim;) – I F, IV Bb, V C

    .Gm é….. de Bbmaior, ….de Eb maior,……de F maior. – R:(IV de Bbmaior, V de Eb maior,IIm de FMaior)

    A é…. de E maior,…..de Amaior, …. de Dmaior. – R:(IV de E maior, I de A maior, V de D maior)

    A#m(b5) é o VIIm(b5) de ……maior. – R: (Bmaior)

    C#m é VI de…..maior, IIIm de …..maior, IIm….maior – (Lá# maior, III de Fmaior, II de D maior)

    Fm(b5) é VIIm(b5) de …..maior. – R: (B maior)

    Outra questão é:

    CIFRE OS ACORDES:

    A clave é Sol:
    tem:

    (1) mi,sol#,Si — (2) Sol, Sib,Ré, (3) Mib,sol,sib, (4) Ré, Fá, Dób.

    fiz a escala de (1) de mi à Si, só que não sei se esta certo, ficou assim:

    de Mi p Fá 1/2 T de Fá p Sol# um T 1/2 de Sol# p Lá 1/2 t de Lá p Si um T.
    então coloquei a cifra de E, aiaia ta confusa rsrsr

    Esses são os outros acordes.

    sol, sib,re —– R; (Cm) Dó#, mi, sol —-R:(C#m) mib,sol,sib —- R: (EbM) ré,fá,láb.R:(Dm)

    Estou fazendo os exercícios Carlinhos, ontem fiquei até as duas da manhã, mas que confuso pra mim.
    mas estou me esforçando rsrsr, uma hora dessas eu aprendo.
    obrigada pela ajuda
    bjus
    até

    1. Oi Maria, vamos lá!!!
      Que bom que você está estudando!!!
      Veja só, no começo parece difícil mas é tranquilo.

      Vamos começar pelo mais fácil que é a sensível, ou seja, o sétimo grau que, no campo harmônico maior, é o único grau que tem a tríade diminuta.
      Então vamos lá:

      Sétimo grau é o diminuto que fica meio tom abaixo da tônica.

      A#m(b5) é o VIIm(b5) de ……maior. – R: (Bmaior) – Certíssimo – A# é a sensível de B
      Fm(b5) é VIIm(b5) de …..maior. – R: (B maior) – Errado – F é sensível de quem? Gb

      Vamos aos acordes maiores. No campo harmônico maior, eles estão nos graus I, IV e V.
      Aí aparece a questão:
      F é I de ….maior, IV ….. de maior, V de ….maior
      A primeira está certa: F é I de Fá Maior
      Mas F é IV não de Bb mas sim de C. Cuidado que isso às vezes confunde porque Bb é o IV de Fá maior. Mas o campo harmônico cujo IV é F é Dó Maior.
      E o F é o V de Bb Maior e não de Dó Maior.

      Vamos para o próximo:
      A é…. de E maior,…..de Amaior, …. de Dmaior. – R:(IV de E maior, I de A maior, V de D maior)
      Esse está certíssimo!!! Muito bom!!!

      Na verdade você acertou quando pensou de uma maneira (A é o que de E?) mas se confundiu para pensar o contrário (A é IV de quem?). Percebe a sutileza?

      Vamos aos acorde menores (ii, iii e vi)

      .Gm é….. de Bbmaior, ….de Eb maior,……de F maior. – R:(IV de Bbmaior, V de Eb maior,IIm de FMaior)
      Cuidado com as duas primeiras respostas. Não temos IV nem V menores no campo harmônico maior, ou seja, Gm não pode ser nem I, nem IV, nem V no campo harmônico maior. Só pode ser ii, iii ou vi. Vamos lá:
      Gm é o vi de Bb. Basta olhar na escala e saber o lance dos graus, os que podem ser menores.
      Gm é o iii de Eb. Mesma coisa.
      A outra está certíssima: ii de F.

      C#m é VI de…..maior, IIIm de …..maior, IIm….maior – (Lá# maior, III de Fmaior, II de D maior)
      Esse aqui tá todo com problema:
      C#m é o vi de quem? E
      C#m é o iii de quem? A
      C#m é o ii de quem? B

      Na verdade, se você usar só a escala vai dar certo porque o campo harmônico é oriundo da escala.
      Aquele software do campo harmônico maior pode te ajudar mas sugiro que você só use para corrigir os seus exercícios senão você não vai desenvolver o raciocínio. Quando pega a manha, aí fica fácil. Sem contar que acaba decorando de tanto ter as mesmas respostas porque elas são sempre as mesmas. F é IV de C. Isso não muda.

      Vamos ao próximo exercício:
      Cifrar os acordes.
      Você tem que lembrar da estruturas dos acordes:
      Maior – Terça maior e quinta justa
      Menor – Terça menor e quinta justa
      Dim – Terça menor e quinta diminuta
      Nesse exercício todos estão na posição fundamental, ou seja, o acorde sempre é a primeira nota (fundamental).
      Vamos lá:
      (1) mi,sol#,Si — Mi Sol#, terça maior; Mi Si, quinta justa – E
      (2) Sol, Sib,Ré, – Sol Sib, terça menor; Sol Ré, quinta justa – Gm
      (3) Mib,sol,sib, – Mib Sol, Terça maior; Mib Sib, quinta justa – Eb
      (4) Ré, Fá, Dób. Esse deve ser Lab a última nota. Ré Fá, terça menor; Ré Láb quinta dim – Ré dim

      Vamos ao próximo:
      sol, sib,re —– R; (Cm) – Não – Esse é o Gm
      Dó#, mi, sol —-R:(C#m) – Quase. Lembre que C# sol é quinta diminuta, o que torna o acorde C#dim (ou C#m(b5))
      mib,sol,sib —- R: (EbM) – Certo
      ré,fá,láb.R:(Dm) – Ré láb, quinta diminuta, ou seja Ddim (Dm(b5))

      Lembre que essas coisas são música e só passam a fazer sentido quando ouvimos isso, senão fica sem sentido.
      Você tem aula de piano ou violão?
      Sugiro um tecladinho ou uma pianola apenas para você montar os acordes e ouvir, caso você não tenha aula de piano ou violão.

      Vamos em frente!!!
      Conte comigo.
      Beijão
      Carlinhos

  109. Oi Maria, fique tranqüila e pode perguntar à vontade. Não se preocupe. A sua dúvida pode ser a mesma de muitas outras pessoas.
    No fundo, conhecer bem as armaduras é o segredo para ter um bom solfejo dos graus e para analisar bem as partituras.
    Conhecendo a armadura, conhecendo o campo harmônico maior (I, IV e V maiores; ii, iii e vi menores; vii dim) sabendo onde está o 1 no pentagrama (conhecendo as claves) se vai longe. O resto é se divertir e curtir uma boa música.
    Valeu
    Carlinhos

  110. Nossa Carlinhos, é verdade, preciso mesmo ficar craque nas armaduras, foi um engano bem “feio” rsrrs, mas olha só, obrigada,muito obrigada Carlinhos,que bom que temos você,
    agora entendi e vou treinar as escalas, queria dizer, se eu estiver perguntando muita coisa,
    (porque tenho muitas dúvidas), mas receio estar abusando de sua bondade, mas fique com liberdade de dizer quando estiver fazendo muitas perguntas, ta bem??? seria compreensível. rsrsr você é muito humano e muito gentil, não gostaria de estar sendo inoportuna..
    valeu querido,
    grande abraço
    bom find pra vc.
    até
    bjussssssssss

  111. Oi Maria, obrigadíssimo pela mensagem.
    Vamos lá:
    O primeiro passo, portanto, é ficar bem craque no reconhecimento e escrita das armaduras.
    Vamos ver o caso de Mib Maior:
    A sequência dos bemóis é si-mi-la-re-sol-do-fa e a tonalidade que queremos sempre é a do penúltimo bemol na sequência, ou seja, se queremos Mib Maior, teremos como alterações si, mi e lá (No caso, mi é o penúltimo).
    Feito isso você deve colocar uma clave, colocar essas alterações (armadura) e simplesmente escrever uma escala de mi até mi. Você já escreveu Mib Maior (por causa das alterações da armadura). E depois é só preencher as tríades (lembre: nota no espaço, terça e quinta também no espaço. Nota na linha, terça e quinta na linha).
    Mas ele quer que você coloque as alterações também nas notas. Basta pegar todos os sis, mis e lás e colocar a alteração (bemol).
    E depois ele quer que você analise.
    Lembre que no campo harmônico maior I, IV e V sempre são maiores, ii, iii e vi sempre menores e o vii é diminuto.
    Dessa feita teremos:
    Mib – sol – Sib = I
    Fá – Láb – Dó = ii (repare que você tinha escrito Fá-Lá-RÉ. Cuidado: não é Ré e lembre do bemol do lá)
    Sol – Sib – Ré = iii
    Láb – Dó – Mib = IV
    Sib – Ré – Fá = V
    Dó – Mib – Sol = vi
    Ré – Fá – Láb = vii dim
    Mib – Sol – Sib = I

    Repare que todos os Sis, Mis e Lás são bemóis por causa da armadura. Vi quando você escreveu que algumas notas ficaram sem os devidos bemóis da armadura.
    Por isso lembre que só fica fácil se você já estiver craque na escrita e reconhecimento das armaduras.
    Espero ter ajudado.
    Estou esperando a próxima pergunta.
    Beijão
    Carlinhos

  112. Oi Carlinhos, tudo bem?
    Estou tentando fazer os primeiros exercícios da disciplina de harmonia,
    e estou com dúvidas, o professor pediu para construir tríades diatônicas, escrever as armaduras e repetir as alterações no pentagrama, escrever as cifras e analisar:
    Fá maior, Sol maior, Mib maior e Mi maior.
    Estava fazendo as tríades de Mib maior, e fiquei confusa.olha só, cm fiz:
    l grau, mib,sol,sib, ( Eb) II – ???? III – sol,sib,ré,(Gm) – IV- lá,dó,mi ,(A) V -sib,ré,fá,(Bb) VI -dó,mib,sol, (C) VII -ré,fá,lá(Dm dim), será que é isso?? o segundo grau não consegui fazer,
    as notas são: Fá, Lá, Ré, mas fica uma terça maior?? o II grau é com uma terça menor???!! poderia me ajudar??
    obrigada
    bjus
    até

  113. Oi Carlinhos! rs

    Nossa gosto muito do seu site,suas aulas são sempre bem claras, de fácil entendimento, parece até que posso te ver quando assisto pelo youtube(rsrs). Nossa gostarei bastante de me aperfeiçoar em harmonia através desse site maravilhoso. Parabéns pela iniciativa. E poste bastante material para nós, tem grande valor!

    Atenciosamente,
    Cyntia Rosseto

  114. Carlinhos, estou fazendo os ditados mais simples. Hoje fiz até o cinco e fique super, super feliz porque só errei o rítmo do segundo, os outros todos eu acertei (mas fiz em dó). Era tudo o que eu estava precisando, vou continuar fazendo e só consegui com a sua dica de primeiro memorizar a melodia e depois tentar solfejando. Antes quando eu tentava fazer ditado eu já ia tentando escrever nas primeiras nota e errava tudo. Já te considero meu professor. Obrigada!

    1. Que maravilha, Sônia!!!
      Excelente notícia!!!
      Você só tem que acostumar com os números e conhecer bem as armaduras para se livrar de Dó Maior. Gaste um tempo nisso!! É super simples!!!
      Parabéns e vamos nessa!!!

  115. Tenho acompanhado desde o começo seu tutoriais, que são de grande qualidade !
    Gostaria de saber se você pretende falar sobre escalas modos : Lidia, mixolídio e os outros ?
    Abraço !

  116. Muito bom irmão!!!

    Valeu pela iniciativa e com certeza vai nos ajudar no desenvolvimento musical!!!

    Abraços

    Thiago Oberdan

  117. Olá descobri hoje seus vídeos e foram de grande valia para mim, vou estudá-los arduamente pois quero aperfeiçoar meu grupo de louvor. Deus te abençoe

  118. Carlinhos,
    Gostaria de agradecer e parabenizá-lo pelo trabalho!!!
    A didática é muito boa! Tem me ajudado muito.
    Uma dúvida: Você continuará com o tutorial de Harmonia?
    Acredito que sim… Não para nãaaao…
    Um grande Abraço!

    1. Oi, Renato, com certeza eu continuarei.
      Estou tirando umas dúvidas do pessoal do solfejo mas no fim de semana já deve ter mais harmonia no mundo.
      🙂
      Um forte abraço,
      Carlinhos.

  119. Poxa, pelo que pude ver suas metodologias são muito boas. Infelizmente não tive a chance de terminar meu curso teórico e vou usar seu blog como forma de revisar algumas coisas que aprendi e aprender muito mais.
    Agradeço pela disponibilidade desse material. 😀

  120. Carlinhos bom dia, eu tenho acompanhado desde quando começou e não estou achando cansativo, pois sempre você coloca exemplos musicais em quase todos os tópicos que você posta.
    Você podia pedir a pessoa que fez o comentário pra ser mais descritivo em que parte do tutorial está ficando cansativo.

    Estou divulgando muito seu tutorial Carlinhos.
    Galera quando vocês assistirem o tutorial no you tube participe dando seu voto também, pois é um bom incentivo para quem está criando e postando os vídeos.

    Abração!

  121. Carlinhos bacana seus tutoriais, ótima didática, como vc mesmo vem dizendo, não para não. Obrigado.
    Urias

    1. Oi Urias, obrigadíssimo!!
      Não pretendo parar por agora não.
      Eventualmente uma pausa para outros trabalhos, mas a produção continua.
      Aproveite.
      Abração,
      Carlinhos.

Deixar mensagem para carlos5veiga Cancelar resposta