Início > Geral > Novos tutoriais de solfejo

Novos tutoriais de solfejo

Olá, Pessoas!!
Mandei agora 3 tutoriais sobre solfejo e acredito que com eles chegamos ao final da parte mais teórica.
A partir de agora usarei alguns exemplos para explorar novos tópicos.
Estou mandando o início do Bona para quem quiser praticar bem a questão dos intervalos.
Estou olhando o Pozzoli como Cícera pediu e devo mandar alguns.
Vou providenciar escanear alguns exemplos do meu Lieberman para disponibilizar também.
Um abração,
Carlinhos.

Categorias:Geral
  1. Desiderio
    19/07/2011 às 9:40 pm

    Olá, eu sou instrutor musical e ensino música na

    igreja Católica, sou voluntário e não tenho muito formação, suas explicações me ajudaram muito, mas queria saber: mais ou menos quanto tempo leva para alunos afinados aprender solfejo e ser capazes de executar uma música como a de Palestrina?

    • 19/07/2011 às 11:04 pm

      Oi Desiderio, obrigadíssimo pela mensagem!!
      Veja só, sempre digo que para se fazer bem uma coisa (qualquer que seja) é preciso haver dedicação. Quanto mais tempo de estudo correto (porque também não adianta estudar errado mesmo que muito tempo) maior o desenvolvimento. E o início sempre é uma etapa muito complicada justamente pela impaciência, pelos erros, pela desmotivação e, no caso da nossa sociedade urbana moderna, por uma crença de que as coisas acontecem num curto espaço de tempo. Vivemos o tempo das realizações instantâneas. E quando não canseguimos fazer as coisas rapidamente, desistimos.
      Mas tem outra questão que devemos lembrar também.
      Quem está acompanhando os tutoriais e está aprendendo (isto é, estudando), com certeza vai conseguir solfejar uma partitura de Palestrina. Mas conseguir solfejar não significa, por exemplo, ler da capo al fine sem errar… ou ter uma sonoridade boa (o que requer o estudo do canto, que é outra coisa)…
      Se consegue ter um bom solfejo a primeira vista, solfejando muitas melodias, e cada vez mais, aprimorando o conhecimento. Leva tempo. Quanto tempo? Depende de tantas coisas… mas principalmente da dedicação de cada um.
      Quando me perguntam nos corais que trabalho quanto tempo é necessário para tocar teclado ou violão, digo que com duas horas diárias de estudo sério, com dois meses já se tem bons resultados.
      Mas não podemos esquecer também que Palestrina foi um compositor da Renascença, ou seja, estamos falando do ápice da música vocal… Estamos falando do cara que foi responsável por provar que era possível fazer música polifônica dentro da Igreja Católica, ou seja, precisamos estudar mais e mais para cantá-lo bem.
      Obrigadíssimo pela pergunta e conte comigo!!
      Abração,
      Carlinhos!!!

  2. Carlos Veiga Filho
    13/05/2011 às 11:00 am

    Ok, Maria!! Valeu!!
    Vou mandar isso no fim de semana!!!
    O trítono é a instabilidade. No software do solfejo, você vai ouvi-lo clicando no 4 e depois no 7. É uma quinta diminuta (ou quarta aumentada, depende do sentido). Nos outros graus só temos quintas (e quartas) justas.
    Valeu
    Carlinhos

  3. Maria Pio
    13/05/2011 às 1:51 am

    Oi Carlinhos.
    puxa que legal!!
    andei procurando o livro do Lieberman,
    mas não encontrei, que bom que você vai enviar para nós.
    O Pozzoli também vai ajudar muito, obrigada a você e a Cissa, huhuhuhu
    Estou estudando a formação dos acordes, estou com dúvidas em relação ao trítono, mas não estou entendendo muito bem, nem para formular minha pergunta, hehe
    vou estudar com mais calma final de semana e ver exatamente o que exatamente eu não entendi rsrs
    obrigada…
    tudo de bom
    até mais
    abraço
    Maria Pio

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

