Início > Geral > Boa Páscoa e novidades!!!

Boa Páscoa e novidades!!!

Olá, Pessoas!!

Tudo em paz??

Gostaria de desejar uma feliz Páscoa a todos e aproveito para dizer que no feriado começarei a colocar tutoriais sobre harmonia também.

Não parem de ouvir nem de pensar. Escutem a música. Qualquer que seja o gênero que você goste. Mas pense sobre a música: Se a tonalidade é maior ou menor, se você consegue cantar e depois transcrever a melodia, se você identifica os acordes, etc.

Estudando aqui você conseguirá logo fazer isso, se ainda não consegue.

Um forte abraço a todos.

Carlinhos

Categorias:Geral
  1. 26/04/2011 às 6:28 pm

    Vc é 10 Carlinhos… Abraços. E nunca eaqueça Jesus Ama Vc!

  2. 24/04/2011 às 4:49 pm

    Oi.Carlinhos me diz aí, tem alguma dica pra ter um ouvido absoluto? Ou algum exercício pra educar o ouvudo ?…Obg

    • 24/04/2011 às 8:46 pm

      Oi Cícera, na verdade se você se habituar a cantar ou a ouvir determinada música sabendo as notas você acaba acostumando e reconhecendo. Tem gente que fica treinando dizendo qualquer nota que ouve para tentar acertar. Acho que um dia acostuma. Se você se dedicar muito a um instrumento também acaba conseguindo. Tem gente que de nascença carrega isso. Enfim… esse nosso treino desenvolve o ouvido relativo e isso terá muitas vantagens também (tudo tem prós e contras, até o ouvido absoluto).
      Já pensei em alguns treinos para o ouvido absoluto como, por exemplo, ouvir diversas músicas em uma mesma tonalidade. Dessa maneira eu sei os graus e, consequentemente, as notas.
      Mas confesso ter me habituado ao meu ouvido relativo e o absoluto não me faz falta alguma por ter sempre uma referência por perto: um diapasão, a buzina do meu carro, toque de celular… qualquer coisa :))
      Mas com certeza cantar dizendo o nome das notas e estudar muito são caminhos seguros.
      Valeu
      Carlinhos

  3. Maria Pio
    21/04/2011 às 9:34 pm

    Oi Carlinhos,
    as dúvidas da Cícera são as mesmas que eu tenho, um pouco mais
    pois ainda não estou fazendo disciplina de harmonia,rrsr somos colegas,
    os questionamentos dela e sua resposstas também vão servir para mim..
    mas agora com seus tutoriais sobre harmonia eu aprendo.. se Deus quiser..
    obrigada
    abraço
    Maria

    • 21/04/2011 às 11:14 pm

      Bacana, Maria!!!
      A questão é não parar de fazer música. Às vezes entramos na paranóia da universidade, com muita teoria, e deixamos de lado o essencial que é fazer música. Entender a teoria é entender a abstração que é a música. Apenas isso. Mas para se conseguir isso, tem que fazer música senão fica difícil.
      Qualquer dúvida, é só teclar.
      Valeu,
      Carlinhos.

  4. 21/04/2011 às 5:45 pm

    Poxa! carlinhos valeu pela dica , vou começar a ouvir e tentar transcrever a música, olha só , o meu professor de percepção harmonica e melódica ele tá passando trechos de música e pede para nós trascrever a linha do baixo e depois a linha do soprano , é meio complicado, vc tem alguma dica? E se há algum tipo de exercício para educar o ouvido melódicamente e harmonicamente….Essas suas aulas estão me ajundando muuuuuuuuuuuuuuito , vc não faz idéia de como, indiquei esses tutoriais aos meus colegas de facul…de música que estão com as mesma dificuldade que eu, e eles adoraram…Olha vc tá de Parabéns por compartilhar conosco a sua sabedoria.Bjs e fique sabendo que: Jesus Ama Vc…..

    • Carlos Veiga Filho
      21/04/2011 às 8:12 pm

      Oi Cícera, obrigadíssimo!!

      A dica é você não começar a tentar escrever imediatamente quando ouve. Ouça primeiro, tente cantar, tente lembrar. Dessa forma você faz o que quer com a melodia pois você já a domina na cabeça. Os professores normalmente querem que o aluno escreva logo e não repetem muitas vezes o trecho. Não sei se é o seu caso. Mas tentar memorizar o trecho é melhor do que ouvir o primeiro intervalo, escrevê-lo mas ter que ouvir tantas outras vezes.

      Com relação ao baixo, acompanhe a série sobre harmonia que estou iniciando agora. Vai te ajudar muito. Primeira coisa é começar a habituar o ouvido a perceber o baixo das músicas. Músicas pop são interessantes nesse sentido por terem um baixo bem marcado e repetido. Por exemplo, U2. I still haven’t found what I’m looking for. Essa (e várias outras do U2) tem o baixo marcando apenas a nota fundamental dos acordes. Tenta transcrever essa e me fala, ou me manda.
      Valeu
      Carlinhos.

  5. 21/04/2011 às 11:49 am

    Oi, Carlinho eu ainda tenho dificuldades em transcrever as melodias….Mas acredito que um dia eu chego lá….bjs

    • 21/04/2011 às 1:14 pm

      Oi Cícera, obrigadíssimo por acompanhar os tutoriais.
      Para chegar lá só depende de você. Para o começo, eu sugiro as cantigas de roda. Cantigas de roda são ótimas para solfejar e transcrever: ritmos simples que normalmente usam motivos (padrões rítmicos e melódicos repetitivos), graus conjuntos, compassos simples. Aí você escolhe uma tonalidade, escreve a armadura e faz o esboço. Eu gosto de pensar em frase completas quando vou transcrever, e não fico pensando de nota em nota.

      Aproveitar os graus conjuntos ou arpejos quando existem é essencial. Quando o ritmo é mais complexo, faço primeiro as alturas e depois passo para o ritmo. Mas o que não pode deixar de acontecer é você dominar a melodia.

      Deixo como sugestão para transcrição aqui:
      Cai cai, balão; Capelinha de melão; O cravo brigou com a rosa, Marcha soldado.

      Atenção para o grau que essas melodias começam: cante a melodia toda para descobrir qual é o 1 e de qual grau ela começa. Isso é o pensar que eu me refiro. No início dá um pouco de trabalho mas depois acostuma e fica natural. Nem toda melodia começa do 1 e isso é um erro que muitas pessoas cometem no início.

      Quem quiser pode transcrever e mandar para carlos5veiga@gmail.com que eu corrijo e dou um feedback.
      Pode escrever numa pauta (quem tiver o programa ou puder passar o scanner) ou pode escrever os números em um arquivo texto.
      Não esqueçam de indicar qual é a música.

      Abração
      Carlinhos.

  6. Maria Pio
    20/04/2011 às 4:03 pm

    Ola Carlinhos.
    Uma Feliz Páscoa pra vc e sua família.
    Nossa, nem acredito você vai começar os tutorias de harmonia??!!!
    fiquei muito feliz com a notícia.Não faz idéia como esta me ajudando!
    agradeço de coração, e só posso retribuir pedindo que Deus abençoe muito você e sua família. Obrigada!!!
    Maria

    • 21/04/2011 às 1:16 pm

      Bacana, Maria, estou acompanhando a sua dedicação.
      Hoje a noite eu começo a postar os de harmonia e mais um de solfejo.
      Um excelente Páscoa (de muita harmonia) pra você e sua família também.
      Valeu
      Carlinhos.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

